16 coisas que você deve saber sobre pessoas tatuadas: polêmica

h

Há um tempo atrás, li em algum site um post que falava, de modo totalmente sarcástico, sobre “16 coisas que você deveria saber sobre uma pessoa tatuada”. Na época, achei engraçado, porque confesso que  algumas daquelas respostas em alum momento chegaram a passar pela minha cabeça, então decidi postar aqui.

Achei curioso o fato deste post ter causado tanta “polêmica”. Na realidade, como citei, não fui eu que escrevi, mas de qualquer forma, respondendo a várias observações extremamente indignadas que recebi nos comentários, decidi esclarecer.

É sempre complicado generalizar, é óbvio que cada um pensa de uma maneira e no final, todo mundo acha que esta certo.  Tem quem odeie tatuagens, quem ame, quem não aceite. Tem aquelas pessoas que sempre quiseram fazer, mas nunca tiveram coragem, outras que fizeram mas se arrependeram e por aí vai.

Relendo cada tópico, realmente, se você levar da maneira literal parece um babaca anti-social que odeia falar sobre o assunto com quem quer que seja, mas o real sentido de tudo aquilo, é tentar mostrar pras pessoas que uma tatuagem não deve ser vista como algo de outro planeta.  É claro que todo mundo pode falar o que quiser, perguntar o que quiser e eu, por exemplo, ouvirei sem nenhum problema. As pessoas falam das minhas tatuagens TODOS os dias e eu fico mais que feliz quando fazem algum comentário, perguntam sobre o tatuador, etc. Mas o que achei importante ressaltar é que, as pessoas dão muito valor pra algo estético. Ter tatuagem não significa nada, não define que tipo de pessoa você é. E curiosidade pode ser até bem vinda, mas criticar alguém por algo que, como todos sabem, é permanente, não adianta nada. Muitas das respostas visariam pessoas que olham com preconceito e julgam os tatuados e não os que têm um interesse real sobre o assunto.

Gostaria de compartilhar trechos de comentários que recebi, e que me mostraram que realmente, a sociedade ainda tem um caminho longo a trilhar e outros que traduzem o que penso em palavras. Resolvi não indicar o nomes dos comentários que considero totalmente preconceituosos e grosseiros por motivos óbvios.

large (2)

É ..”algo que alguém cabeça feita e bem resolvida (a ponto de a fazer algo tão permanente quanto uma tatuagem) deveria tirar de letra”.

“Se não quer chamar atenção não se tatue, dá quit na life”

“Entretanto, eu nao aprecio tatuagens pq nao as entendo. Nao saberia expressar meus sentimentos desenhando-os na minha pele e curtindo uma dor insuportavel, talvez ate masoquista. Com relacao ao preconceito com as tattoos, eu diria que os proprios tatuados exercem sobre si mesmos tais preconceitos. Os nao tatuados apenas sao atraidos a olhar para os tatuados, pq estes trataram de chamar a atencao do publico ao exibir suas tatuagens. Se alguem nao deseja ser observado, entao procure agir com discrição.”

”Se a ideia não é os outros verem ou apreciarem, por que então absolutamente todas as pessoas que fazem tatuagem postam uma foto dela mendigando likes?”

“Só gostaria que as pessoas que fazem tatuagem refletissem: se não houvesse mais ninguém alem de ti no mundo, será que tu farias uma tatuagem?”

“Tatuagem, coisa de vagabundo”

“Quanta merda. Todo mundo faz tatuagem pra chamar atenção! algumas querem se diferenciar, outras querem expressar algo e a grande maioria por modismo, mas todas, sem exceção, querem se mostrar”

E disso que sou contra. Já os comentários abaixo refletem o meu modo de pensar:

Marcio:

“De qualquer maneira me relaciono com muitos tatuados, gosto da maioria deles, o arbítrio é livre, eu não gostar só serve para que eu não faça em mim.”

Yngo

“Difícil generalizar pra TODAS as pessoas que tem tatuagem. Por exemplo: TODAS as pessoas que fizeram tatuagem nunca se arrependem?”

Camila

“Me irrito profundamente com a preocupação das pessoas se vou conseguir um emprego descente ou nao …. nao e uma tatuagem que vai nos fazer menos capacitados para uma vaga de emprego”

Beatriz

“Infelizmente ainda existe muito preconceito, …, sempre criticam.”

Victor C.

“Apenas 1 coisa que deve se saber sobre pessoas tatuadas: Elas são pessoas como eu ou você, seres humanos com habilidades diversas capazes de abalar o mundo de forma positiva ou negativa. E tem uma arte no braço.”

“Não fiz tatoo porque realmente não faz a minha cabeça (…)parece que as pessoas olham como de fosse uma pitura “alien”..(rs). Tatoo é opção. E como tem gente que tem tatoo. E cada uma tem seu significado bem pessoal mesmo.Quem a tem,fez por que queria,ninguém obrigou,e deve-se respeitar mesmo. E eu jamais fiz perguntas indiscretas para meus amigos que fizeram tatoo,algumas lindas,outras nem tanto. Mas o que seria do verde se todos amassem somente o azul,não é?!”

Katy:

“O que eu mais odeio é quando vem aquele tipo de pessoa e solta essa frase: “quero ver se essas tuas tatuagens ainda vão ser legais/bonitas quando você ficar velha e enrugada.”  (…) Com ou sem tatuagens vou ficar velha e com rugas. Jamais sentirei vergonha das marcas que o tempo vai deixar no meu corpo, e não seria diferente com as tatuagens.”

Churus

“Muitas de minhas tatuagens não são do tipo comum como carpa, dragão…e sim passagens de meu cotidiano, significado de coisas que gosto que estão ao meu redor, então não ligo muito de dividir minhas experiências, a não ser que sejam aquelas pessoas conservadoras que apenas vem dialogar com forma de crítica”

05

NÃO É PROIBIDO PERGUNTAR, OLHAR OU TENTAR CONVERSAR! O que deveria ser proibido é o preconceito no qual é embasado algumas perguntas, esse sempre foi o foco. Grande pequena, escondida ou na testa, tendo agradado ou não, nenhuma tatuagem, ou melhor, nenhum aspecto estético ou escolha pessoal que não interfira na vida alheia deve ser visto sob as lentes do julgamento e do preconceito.

Mas é bom saber que, de alguma maneira, mesmo não tendo entendido o propósito original, as pessoas defendam a liberdade de escolha e sejam contra a generalização. E por mais que houvesse um toque de hipocrisia no meio dos palavrões que alguns usavam para se referir aos tópicos como respostas sem educação, fico realmente feliz em saber que as pessoas são realmente contra a falta de educação e grosserias umas com as outras.

Para os que consideraram o texto agressivo e não compreenderam o real propósito, mil perdões. Espero que o real significado do motivo pelo qual copiei e o coloquei ali tenha sido esclarecido. E que a sociedade aprenda a se aceitar e se amar, independentemente dos rótulos.

Ninguém esta aqui pra julgar ou ser julgado.

8 comentários sobre “16 coisas que você deve saber sobre pessoas tatuadas: polêmica

  1. Sinceramente, tem gente que me faz rir. Falando que tatuagem é só pra se mostrar? Fiz a minha por um propósito maior que me mostrar, aliás não faço coisas que não gosto pra agradar gente que não gosto. A minha pode ser pequena e discreta, nas foi a primeira de muitas, muitas que terão um valor pra mim, como pequenos lembrete ravados na minha pele.
    Não sou capaz de entender o preconceito (qualquer um que seja) se somos todos humanos, obras de Deus. Acredito que tatuagens não mudem o caráter da pessoa, não é a arte que vai fazer a pessoa mudar o que é.
    @jadefeatnah

  2. Não tinha visto esse post sobre as tatuagens.
    Ao ler os comentários preconceituosos que você copiou aqui, vejo o quanto algumas pessoas são caretas, e acima de tudo grosseiras e indiscretas.
    É uma pena que tantas pessoas pensem que quem faz tatoo só quer se mostrar. Como você disse, em muitos casos cada tatuagem tem um significado pra quem à tem no corpo.
    E eu realmente acho lindo pessoas tatuadas, e feio quem as julga.

    Como sempre, seu post está incrível! Parabéns pelo texto, queen. 💕

  3. Cami, você podia fazer um post sobre suas tatuagens, se você não é incomodar é claro! Acho lindo gente tatuada assim igual a você mas não sei de teria coragem de fazer taaantas! Hahahah. Gosto do seu estilo, me identifico e acho que seria uma “inspiração”
    Beijos :*

  4. “O q seria do verde se todos amassem o azul? ” e é mesmo verdade, enfim me identifiquei muito. Saiba que este blog é uma baita inspiração para o meu: Desabafos de uma garota bipolar… Camis te amo de mais, saiba que você ocupa um espaço muito especial na minha vida baixinha hahaha bjs…

  5. tenho é pena que tenha apagado o post principal.
    achei tão delicioso que ia partilhar com um amigo e não encontro em lado nenhum.
    tatuagem é arte.

Deixe um comentário

